Ferramentas Incoterms
Regras para qualquer modo de transporte:
-
FAS (Free alongside Ship)
O vendedor cumpre a sua obrigação de entrega quando a mercadoria for posicionada ao lado do navio designado pelo comprador no porto de embarque. O comprador é responsável por todos os custos e os riscos de perda ou dano às mercadorias a partir daquele momento. O vendedor também é obrigado a desembaraçar as mercadorias para exportação. Este termo só deve ser utilizado para transporte marítimo ou fluvial.
-
FOB (Free on Board)
Uma vez que as mercadorias tenham passado a amurada do navio designado pelo comprador no porto de origem, o comprador é responsável por todos os custos e os riscos de perda ou dano às mercadorias a partir daquele ponto. O vendedor é obrigado a desembaraçar as mercadorias para exportação. Este termo só deve ser utilizado para transporte marítimo ou fluvial.
-
CFR (Cost and on Freight)
O vendedor é obrigado a fornecer o seguro contra o risco do comprador de perda ou avaria da mercadoria durante o trânsito. O vendedor é obrigado a desembaraçar as mercadorias para exportação. Este termo só deve ser utilizado para transporte marítimo ou fluvial.
-
CIF (Cost, Insurance and Freight)
Cost, Insurance and Freight significa que o vendedor entrega as mercadorias a bordo do navio ou "endossar" os bens já entregues assim. Esta regra é para ser usada apenas para o transporte marítimo ou águas internas.
-
Responsabilidades
- O termo EXW define o mínimo que tem que ser feito a partir da perspectiva de vendedores.
- O termo DDP define o máximo que tem de ser feito a partir da perspectiva de vendedores
- Os outros termos definem os pontos entre estes dois extremos.
-
O Incoterms 2010 abrange:
- Qual parte faz o quê.
- Qual parte paga por quê.
- Quando o risco da mercadoria passa de vendedor para comprador.
- Quando e onde será a entregue.
- Quem é o responsável pelo seguro.
- Quem é o responsável pelo desembaraço de exportação
- Quem é o responsável pelo desembaraço de importação.
-
O Incoterm 2010 não abrange:
- Não garante propriedade/proprietário da mercadoria.
- Não inclui termos de pagamento
- Não inclui métodos de Pagamento
- Não substitui um contrato de venda
- O Incoterm não é o contrato principal.
- O contrato de vendal deve mencionar o Incoterm apropriado.
- Analisar seus custos em relação ao Incoterm que será utilizado.
- Certificar-se de sua cadeia logística tem sido atendida.
- Certificar-se que tenha entendido os regulamentos do país.
- Certificar-se que o Incoterm pode ser usado legalmente em ambos países.
- Garantir que sua equipe entenda as leis.
-
EXW (Ex Works):
Este termo significa que o vendedor cumpre a sua obrigação ao colocar a mercadoria disponível ao comprador, em seus domínios ou outro local nomeado (fábrica, armazém, etc). Em particular, ele não é responsável pelo carregamento dos bens no veículo fornecido pelo comprador ou para o desembaraço das mercadorias para exportação, salvo acordo em contrário. O comprador assume todos os custos e riscos envolvidos em levar a mercadoria do estabelecimento do vendedor para o destino desejado. Este termo não deve ser usado quando o comprador não pode realizar, direta ou indiretamente, as formalidades de exportação. Em tais circunstâncias, o termo FCA deve ser usado.
-
FCA (Free Carrier):
Significa que o vendedor entrega a mercadoria, desembaraçada para exportação, ao transportador designado pelo comprador, no local nomeado. Note-se que o local escolhido de entrega tem um impacto nas obrigações de embarque e desembarque das mercadorias naquele local. Se a entrega ocorrer na propriedade do vendedor, o vendedor é responsável pelo carregamento. Se a entrega ocorrer em qualquer outro lugar, o vendedor não é responsável pelo desembarque.
-
CPT (Carriage Paid To):
Este termo significa que o vendedor paga o frete para o transporte das mercadorias até o destino nomeado. O risco de perda ou danos às mercadorias, bem como quaisquer custos adicionais devidos a eventos ocorridos após o momento de as mercadorias ter sido entregue ao transportador, são transferidos do vendedor para o comprador quando a mercadoria for entregue à custódia do da transportadora. Se o comprador não assegura a transferência e se a mercadoria for danificada, você pode correr o risco de não ser pago. O transportador é qualquer pessoa que, em um contrato de transporte, se compromete a realizar ou conseguir a realização de transporte, ferroviário, rodoviário, marítimo, aéreo, fluvial ou por uma combinação de tais modos.
Se transportadores subseqüentes são usados para o transporte até o destino acordado, o risco é transferido ao comprador quando as mercadorias foram entregues ao primeiro transportador. Este termo exige que o vendedor desembarace as mercadorias para exportação.
-
CIP (Carriage And Insurance Paid To):
Este termo significa que o vendedor tem as mesmas obrigações que em CPT - Carriage Paid to eo vendedor também tem que obter o seguro de carga contra o risco do comprador de perda ou dano às mercadorias durante o transporte. O vendedor contrata o seguro e paga o prêmio do seguro. O vendedor só é obrigado a obter um seguro de cobertura mínima. Este termo exige que o vendedor desembarace as mercadorias para exportação.
-
DAT (Delivered At Terminal):
Vendedor entrega a mercadoria, tão logo uma vez descarregadas do meio de transporte utilizado, quando ela for colocada à disposição do comprador no terminal ou local de destino nomeado. "Terminal" inclui cais, entreposto, pátio de contêiner ou rodoviário, ferroviário ou terminal aéreo. Ambas as partes devem especificar claramente o terminal, e se possível, um ponto especifico dentro do terminal. Vendedor é responsável pelos procedimentos de exportação e os custos e riscos para levar as mercadorias para o ponto especificado no contrato. Importador é responsável para desembaraçar as mercadorias de importação, organizar as formalidades aduaneiras de importação e pagar imposto de importação. Se a intenção é que o vendedor deve arcar com todos os custos e as responsabilidades do terminal para outro ponto, DAP ou DDP pode se aplicar.
-
DAP (Delivered At Place):
Neste termo, a entrega da mercadoria pelo vendedor ocorre quando ela é colocada à disposição do comprador, no local de destino nomeado, no veículo de transporte, pronta para ser desembarcada . As partes são aconselhadas a especificar claramente o ponto dentro do local de destino acordado porque os riscos são transferidos a partir deste ponto do vendedor para o comprador. Se o vendedor é responsável por desembaraçar as mercadorias, pagar direitos etc., deve ser usado o termo DDP. Vendedor assume a responsabilidade e riscos para entregar a mercadoria no local nomeado. É aconselhável o vendedor obter contratos de transporte que coincidem com o contrato de venda. Vendedor é obrigado a desembaraçar as mercadorias para exportação. Importador é responsável pela realização do desembaraço aduaneiro, e pagar os direitos aduaneiros.
-
DDP (Delivered Duty Paid):
O vendedor é responsável por entregar as mercadorias para o importador no local de destino nomeado, e assume todos os custos e riscos para esta entrega. em trazer mercadorias a importar destino nomeado. Isso inclui as formalidades de direitos, impostos e aduaneira. Este termo pode ser usado independentemente do modo de transporte. Todos os procedimentos aduaneiros (importação e exportação) e direitos de importação e os impostos são devido ao vendedor, a menos que algo diferente é acordado no contrato de venda.