New Word New Word

Notícias

Sindicatos preparados para greves e protestos 10/07/2013

Dia Nacional da Luta terá greves e manifestações na Baixada Santista e em todo o país. Sindicalistas querem promover uma paralisação geral e estão convocando a população para a greve.

Representantes das centrais sindicais na Baixada Santista se reuniram no Sindicato dos Químicos, para organizar as manifestações nos próximo dia 11 na região. Novo encontro ocorrido hoje à tarde, no Sindicato dos Bancários.

Os protestos ocorrerão em todo o País e terão como pauta a reivindicação de promessas de campanha não cumpridas pelo Governo Federal e questões que atingem diretamente o dia a dia dos trabalhadores.

Entre elas, o fim do fator previdenciário; jornada de 40 horas semanais sem redução salarial; reajuste digno para aposentados; investimentos nos setores públicos de saúde, educação e segurança; transporte público de qualidade; fim do Projeto Lei 4330 que amplia a terceirização; reforma agrária; e fim dos leilões do petróleo.

Na Baixada Santista, segundo os dirigentes da CUT, Força Sindical, Nova Central, UGT, CTB, CGTB e Intersindical, a ideia é promover uma paralisação geral e, para isso, foi emitida uma nota convocando os trabalhadores e população em geral para aderirem o protesto.

Segundo Helbert Passos Filho, coordenador da Força Sindical Baixada Santista, a manifestação não fará restrição a nenhum tipo de bandeira.

“Estudantes, movimentos, partidos, todos são bem vindos. Vamos colocar na rua as reivindicações dos trabalhadores, mas essa é uma luta de toda a população”, disse Passos, que se reunirá nesta quinta-feira com os presidentes dos sindicatos filiados a Força Sindical na região.

Hoje, as centrais convocam a imprensa para uma coletiva, às 16 horas, no Sindicato dos Bancários de Santos, onde darão mais detalhes sobre os protestos.

Paulo Pimentel, coordenador na Baixada Santista da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), que também é o mais antigo dos sindicalistas em atividade da região, diz que a classe trabalhadora tem que reagir contra as injustiças do Governo que não quer atender às suas reivindicações.

“E, também, temos a questão dos aposentados, que lutam há anos pela recomposição de suas perdas, e não são atendidos”, conclui o sindicalista.

 

Porto em greve na quarta e quinta-feira

Os portuários estão preparados para a greve de dois dias que será deflagrada em nível nacional na quarta e quinta-feira. A decisão foi tomada na semana passada, em reunião em Brasília entre sindicalistas da Força Sindical e presidentes das entidades representativas de trabalhadores portuários.

Durante a reunião, ficou decidido que a greve de quarta é pela luta pelo cumprimento da Convenção 137 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que garante ao trabalhador portuário registrado a prioridade na contratação. Mas, pela nova Lei dos Portos, os novos terminais ficam desobrigados a ter que contratar os portuários por meio do OGMO (Órgão Gestor de Mão de Obra).

Já a greve do dia 11 é em solidariedade ao Dia Nacional da Luta com greves e mobilizações, organizada pela Força Sindical e demais centrais sindicais. Esta mobilização é pela luta contra a inflação, por mudanças políticas, econômicas, fim do fator previdenciário e redução da jornada de trabalho.

Vale lembrar que na primeira greve dos portuários, em março deste ano, a presidente Dilma fez acordo – por meio da sua bancada – prometendo negociar mudanças na MP. Entretanto, quando a medida foi para votação, o governo rompeu o acordo e votou a medida sem nenhum avanço aos trabalhadores.

“vamos intensificar a luta para garantir os empregos dos trabalhadores avulsos dos portos”, adianta presidente da Força Sindical Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força.

 

Fonte: Diário do Litoral

Outras Notícias

  • 04/08/2014 - Armazém verde no Porto de Santos e o Meio Ambiente
  • 01/08/2014 - Porto de Santos inaugura primeiro armazém verde
  • 20/05/2014 - Governo Federal inicia implantação do PORTOLOG no Porto de Santos
  • 02/04/2014 - Certificado ISO 14001:2004 - Sistema de Gestão Ambiental
  • 27/03/2014 - 10 Anos no Mercado de Despacho Aduaneiro
  • 20/02/2014 - Secretaria de Portos e CODESP Identificam Causas de Excesso de Caminhões
  • 02/12/2013 - Recomendação ISO14001:2004
  • 29/08/2013 - Manifestações vão parar principais vias das cidades da Baixada nesta sexta
  • 10/07/2013 - Sindicatos preparados para greves e protestos
  • 01/07/2013 - Greve dos Caminhoneiros
  • 27/06/2013 - Motoristas de Carga rejeitam proposta e programam greve.
  • 06/06/2013 - Creche Gente Miúda
  • 05/06/2013 - Dia Internacional do Meio Ambiente
  • 28/05/2013 - Fila de caminhões no Porto de Santos causa congestionamento de 43 km
  • 03/04/2013 - Novo acesso à Margem Esquerda do Porto será entregue em três meses
  • 03/04/2013 - Indústria defende atendimento 24 horas na liberação de cargas em portos e aeroportosdo país.
  • 28/03/2013 - Economia brasileira deve crescer 3,1% este ano, prevê Banco Central
  • 27/03/2013 - Produtor perde U$4 bilhões com caos logístico no país
  • 27/03/2013 - Desafio do BRICS é superar dificuldades econômicas e sociais para atingir o nível dos países avançados, diz Dilma
  • 25/03/2013 - Conêgo Domênico Rangoni tem trânsito bom nesta segunda-feira